A intercessão vem do latim ‘intercessionem’ “– súplica em favor de outrem”, a intercessão pressupõe sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram. Interceder é isso, se colocar no lugar do outro e se juntar a sua causa como se fosse a sua própria.

A intercessão é o primeiro ministério que os Cristãos devem seguir e se apropriar, pois é um ato de muita bravura e luta por parte de todos os fiéis que se auxiliam em amor e cuidado mútuo.

Os homens que agem por Deus, intercedem na vida de seus irmãos juntamente com eles, sentindo suas dores de tal modo a estar convicto a ajudar em oração até que a vitória se estabeleça. A definição mais completa e que cumpre todos os objetivos da intercessão: “Orai uns pelos outros, para que sareis” livro de Tiago 05: 16.

A oração é uma das armas mais poderosas no reino de Deus, por isso é um caminho fundamental para interceder na vida de quem necessita, todos devem entregar totalmente os seus corações e almas, com a fé e fervor no espirito santo para que os movimentos das vidas sejam eloquentes e gloriosos.

A Bíblia está cheia de intercessores como: Moisés, Noé, Abrãao, Rute, Miriã, Jó, Ester, Estevão e o mais adorado e que se sacrificou por todos na beira de uma cruz, Jesus Cristo. O intercessor é o que está entre Deus e os homens, ele se coloca em uma posição de auxiliador trabalhando pelas diversas causas.

Imagem de pessoa pedindo aos ceus

Passagens bíblicas sobre a intercessão

“Jesus é nosso intercessor no céu”. Livro de Romanos 8: 34.

“Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”. Livro de Romanos 8: 34.

“O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo”. Livro de Jó 16: 20 – 21

Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Livro de Tiago 5: 14 – 16

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens”. Livro de I Timóteo 2: 01.

homem ajoelhado intercedendo

Como funciona a intercessão

Interceder é combater. O intercessor é aquele que se volta ao inimigo e declara guerra contra os bloqueios, impedimentos e oposições. Por isso o intercessor é chamado de guerreiro de oração, por combater e batalhar espiritualmente dentro das igrejas, dos lares, de onde estiver.

Jesus Cristo e o Senhor demandam muito de quem intercede pelo outro, pois quando mais existe intercessão mais haverá guerra. Mas também quanto mais combates haver mais guerreiros fortes atuará na graça da igreja e na comunhão da paz.

Ocupar a função de intercessor implica em agir com Deus em favor dos homens. Todos possuem acesso ao Senhor e a Bíblia ensina aos seus fiéis orar um pelos outros, interceder um pela vida do outro, fazer súplicas, amparar e socorrer todos os irmãos. É um privilégio, uma prioridade, uma necessidade e um dever.

Muitos poderão dizer e se questionar se Deus já proveu Jesus como o intercessor de nós humanos na terra, por que precisamos de outros? E é esse o ponto, não basta, pois, a terra é dos homens é eles que a comanda com suas ações, travando batalhas e guerras uns contra os outros, com ódio e inveja.

Jesus é a aliança mais forte e intercessora de todos, porém é por meio dos homens que a vida se movimenta na terra. Ele apenas representa e auxilia à todos, guiando e mostrando caminhos. Por essa razão a intercessão precisa ser prioridade da vida de todos os cristãos que são chamados a intercedem por Cristo.

Abençõe outras pessoas: