Como orar conforme a biblia?

Por Kaio Henrique •  Atualizado: 08/02/18 •  4 min de leitura

Orar é se comunicar com Deus, é falar o que está se passando de angústias, alegrias, medos, tristezas, vontades e anseios e também ouvir o que Ele tem a dizer para nós. Por meio da oração que agradecemos todas as realizações boas que Deus e seu filho Jesus Cristo possibilitam no cotidiano de cada um que crê em seus ensinamentos.

A oração é o armamento mais forte de todos os que creem em Deus, é ela que impulsiona a fé, que une os cristãos, que estabelece paz nos corações e unem toda a Igreja de Cristo. Deus quer ouvir e quer ajudar os seus fiéis, basta pedir e fazer com que seu merecimento caia sobre ele.

Podemos pedir a Deus para nos ensinar a como orar, como dito em Romanos 8: 26. Mas a Bíblia indica bons passos de como efetuar uma oração e todas são para ensinar aos seus filhos formas bonitas de orar com fé e amor.

foto de homem orando - como orar

Crer

Acreditar é o principal para quem vai orar, ter fé no que Deus irá fazer na vida de todos os seus filhos é imprescindível. Deus ama a todos e ouve todas as orações, ele tem todo o poder de mudança e de discernir o que é melhor para nós. Por isso que quando oramos é preciso, com toda a sua fé, crer nisso. Como dito em Mateus 21: 22. Quem tem fé verá a resposta de Deus.

Reconhecer a soberania e poder de Deus

Muitas pessoas pedem coisas que não são naquele momento o melhor para elas, porém elas não possuem esse entendimento na hora de fazer sua oração. O ato de orar não funciona como uma mágica que é em um estalar de dedos, muitas vezes Deus possui caminhos diferentes na vida de seus filhos, como dita no famoso ditado: Deus escreve certo por linhas tortas.
Por essa razão, não duvide do poder e da soberania do Pai, quando os pedidos e os desejos estão batendo na porta, todos sempre devem orar e pedir que a vontade de Deus seja feita, passagem de Mateus 06: 10.

Ser humilde e honesto

Não podemos exigir de Deus que ele faça o que a nossa vontade pede e muito menos tentar ensinar a ele o que ele deveria fazer e por qual caminho deve seguir. Por esse motivo, é preciso pedir e fazer as preces a Deus humildemente com muito respeito.
Fingir e mentir para Deus é o pior pecado que os cristãos podem cometer. O Senhor conhece todas as verdades, por isso não finja ao se confessar para Deus em suas orações e conversas. Todos os medos, pecados e problemas tem que ser expostos. Ele é o maior confessor e amigo, por isso é possível conversar sobre tudo e todos.

Agradecer

Antes de pedir qualquer coisa a Deus, é preciso que seja agradecido à ele todas as benções e felicidade que ele proporciona a todos. Orar não é só fazer pedidos, por isso pense em todas as coisas boas que Deus já realizou na sua vida.

foto de mulher orando - como orar

Oração

“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.
Mateus 6:9-13

Versículos que ensinam como orar

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Livro de Filipenses 4: 06.
“E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”. Livro de Mateus 6: 07-08
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. Livro de Mateus 21: 22.

É possível orar em qualquer hora e em qualquer lugar, Deus ouve até o mais baixo tom de voz, sussurros e todos os tipos de vozes. A oração não precisa de palavras belas e tempo certo, as pessoas oram de muitas formas diferentes e não há regras para pedir a Deus para ser ouvido.

Kaio Henrique

Tenho 28 anos, sou da igreja Por Amor em São Caetano, participo efetivamente do ministério infantil. Entendo que meu chamado é servir onde estou e onde for levado